top of page
-
EQUIPARAÇÃO SALARIAL E DIFERENÇAS SALARIAISTodos os trabalhadores que realizam a mesma função devem receber o mesmo salário. Se o trabalhador garante a empresa os mesmos resultados que outro, não deve haver diferença salarial.
-
CARGO DE CONFIANÇA INDEVIDOPara o trabalhador ser considerado efetivamente em cargo de confiança, deve receber um salário muito superior ao de seus colegas, e ter o poder de gerenciar os seus horários. Muitas empresas utilizam deste artifício para não pagar horas extras. O trabalhador tem direito a recebê-las.
-
HORAS EXTRAS E INTERVALOSO trabalhador não pode exceder a sua jornada sem receber um adicional de pelo menos 50% do valor da sua hora normal. Esse adicional pode ser de até 100%. Além disso, qualquer trabalhador que trabalha mais de 4 horas tem direito a intervalo.
-
ACIDENTE DE TRABALHO E DOENÇA OCUPACIONALSe você sofreu um acidente de trabalho ou ficou doente, a empresa deve lhe indenizar e arcar com todos os teus custos, além de garantir a estabilidade após a sua recuperação.
-
ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADEO trabalhador que coloca a sua saúde e vida em perigo, exercendo atividade perigosa ou atuando em ambiente insalubre, deve ser recompensado. Essa recompensa deve ser por todos os meses trabalhados, e refletir no pagamento das férias, décimo terceiro, horas extras, previdência e FGTS.
-
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHOO trabalhador deve ser respeitado no seu ambiente de trabalhado, tanto por seus superiores, como também por seus colegas. O trabalhador não pode ser xingado, ofendido ou importunado, pois é dever da empresa manter um ambiente de trabalho sadio e harmônico.
-
RECONHECIMENTO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIOToda a relacão de trabalho deve ser registrada na carteira de trabalho. Se isso não aconteceu contigo, você tem direito a receber a previdência, FGTS, férias e décimo terceiro. Sem contar que, por não assinar sua carteira, a empresa deve lhe indenizar.
-
TRABALHADORA GESTANTEA trabalhadora gestante tem direito à instabilidade no seu trabalho, inclusive se ela pedir demissão sem conhecer o estado da gravidez. A trabalhadora não pode ser demitida até 5 meses após o parto, somando, a licença maternidade a este período
-
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOSA empresa tendo um plano de cargos e salários deve segui-lo. Não o fazendo, está ferindo o princípio constitucional da isonomia entre seus trabalhadores.
-
ACÚMULO DE FUNÇÃOAcúmulo de função acontece quando um profissional, que é contratado para uma função específica, tem que exercer na prática outras funções, além daquela estipulada em seu contrato de trabalho.
-
DESCONTO INDEVIDOO trabalhador não pode ter descontado do seu salário nenhum prejuízo que a empresa tenha sofrido, mesmo que causado por ele mesmo. Devendo assim ressarcir o trabalhador dos valores descontados.
ÁREAS TRABALHISTAS
bottom of page